TRANSLATE

SURUCUÁ DE BARRIGA VERMELHA

Surucuá-de-barriga-vermelha

O Surucuá-de-barriga-vermelha é uma ave trogoniforme 
família Trogonidae
Também são conhecidas pelos nomes de Dorminhoco, Maria-Teresa (Maranhão/Região dos Cocais), Peito-de-Moça e Perua-Choca e Cancão-de-Fogo (Bahia).

CARACTERÍSTICAS

Tais aves chegam a medir até 25 cm de comprimento, sendo que os machos possuem o alto da cabeça azul, pálpebras amarelas, dorso verde, cauda negra com faixas longitudinais brancas, enquanto as fêmeas têm o alto da cabeça e o pescoço cinzentos.

surucuá-de-barriga-vermelha macho

surucuá-de-barriga-vermelha fêmea

surucuá-de-barriga-vermelha jovem

ALIMENTAÇÃO

Pousa nos galhos horizontais e cipós transversais, sob a copa. Desses pontos de pouso observa o entorno, procurando lagartas nas folhas, cigarras, besouros e aranhas durante muito tempo (daí o nome dorminhoco). Complementam a alimentação com frutinhos pequenos, em especial da embaúba. Nos dois casos, apanham o alimento em vôo direto, ficando sob a presa ou fruto.

REPRODUÇÃO

Fazem os ninhos nos cupinzeiros arborícolas, cavando um túnel e uma câmara interna. Como no caso das outras aves que usam essa estrutura, o cupinzeiro está ativo e os cupins simplesmente fecham as passagens danificadas pela ave, sem perturbá-la.

HABITOS

Vivem nos diversos ambientes florestados. Aparece, ocasionalmente, nos capões de cerrado. No entanto, é mais comum nas matas ciliares,bem como ao longo dos corixos maiores, nos cambarazais e cerradões.
Distribuição Geográfica

Ocorre nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí,Rio de Janeiro (Mata Atlântica –Costa Verde) Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins.



Nenhum comentário: